PARABÉNS PELO SEU BEBÊ

​ Aqui nesta página temos algumas informações para você!

Se você quiser conhecer outras famílias que também tem filhos com síndrome de Down, clique no botão abaixo, faça o cadastro e clique no link do grupo para o Whatsapp .

 Separamos o conteúdo a baixo para você com muito carinho, não deixe de olhar, ele pode ser bastante esclarecedor. 

A gestação e o nascimento de uma criança são momentos muito delicados.

Quando o diagnóstico da Síndrome de Down vem associado a esses eventos é importante que as famílias busquem contatos e informações seguras e atualizadas.
Na maioria das vezes o conhecimento limitado e desatualizado sobre a síndrome de Down traz à tona esteriótipos baseados em incapacidade e dependência o que resulta em muita angústia e medo por parte dos pais e familiares, então aqui vão algumas dicas, sites e vídeos que podem ajudar neste primeiro momento:

  • Busque informação em fontes que sejam seguras e atualizadas. O site do Movimento Down é uma excelente referência, lá você encontra vídeos sobre estimulação precoce, cartilhas informativas e dentre muitas outras informações.

  • Respeite suas dificuldades e dê tempo ao tempo.

  • Foque em questões e situações reais que se apresentem. Não se preocupe com um problema que talvez nunca existirá. Seja objetivo.

  • Cada criança apresenta questões e demandas particulares. Nenhuma questão de saúde ou desenvolvimento é única e exclusiva das pessoas com síndrome de Down.

  • Algumas situações  são mais frequentes nas pessoas com T21.  As diretrizes do ministério da saúde para os cuidados da pessoa com síndrome de Down  existem para dar respaldo e guiar tanto os médicos quanto as famílias.

  • Lembre-se: você não é o único que tem filho com a trissomia do cromossomo 21, ou seja, você não está sozinho.

  • Conheça outra famílias, troque experiências, faça parte de uma rede. Você pode acessar o Pronto Atendimento do CHAT21, lá você terá contato com outros pais que já tiveram os diagnóstico de síndrome de Down de seus filhos. eles vão poder te ouvir, orientar e depois de transferir para o CHAT21 do estado em que você morara para que você tenha acesso a uma rede de famílias na sua localidade. 

  • Curta seu bebê. Esse tempo não voltará!

  • Baixe a cartilha Vivas Para o Bebê - Guia para mães e pais de crianças com síndrome de Down. Esta cartilha também disponível no site do Movimento Down juntamente com outros materiais como caderneta de saúde e  curvas de crescimento.

Alguns vídeos do CHAT21 que podem ser úteis neste momento:

Posdcasts - Entrevistas
Gabriela Laborda fundadora do CHAT21 fala sobre o acolhimento no momento do diagnóstico e como surgiu o CHAT21.Entrevista para Papo Down
00:00 / 01:04

CHAT21

Central Humanizada

de Acolhimento T21

Receba a nossa Newsletter

Obrigado por se inscrever!

Apoio Institucional

Apoio Jurídico

Parceiros

selo-100x100.png
Logos-Fazedores-do-Bem-+-Active-Citizens
logo-handtalk.png