• YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

COLABORADORES:

Fotos por: Léo Azevedo, Marcia Souza e O Cajú  

Apoio

Institucional

Apoio

Jurídico

Parceiros:

Fotos Ilustradas: O Filho Do Padeiro

Premiado no SGB LAB 2017

e no Fazedores do Bem +

Active Citzens 2019

Conheça o nosso canal no YouTube
Assista :

TREINO DE EQUILÍBRIO NA SÍNDROME DE DOWN – TEORIA E PRÁTICA

Camila Bressan

Neste webinário será abordado de maneira teórica e prática um tema muito relevante na síndrome de Down, o equilíbrio. Sabe-se que devido a algumas alterações anatomo fisiológicas provocadas pela trissomia do 21 o déficit de equilíbrio se faz presente nas diversas fases do desenvolvimento da criança com síndrome de Down. Portanto, é muito importante estimular o equilíbrio precocemente para que a criança alcance o mais breve possível os marcos motores (controle de cabeça, sentar, movimentação no chão, andar, correr, saltar, subir e descer escadas). Vamos aprender como podemos ajudar desde bebês a conquistarem o equilíbrio de maneira lúdica?

Moradias Independentes com Apoio Individualizado

Adicione mais inforFlávia Poppe

Após a apresentação dos diferentes modelos de residências nos concentraremos nas características das moradias independentes como estratégia para promover autonomia para jovens e adultos com deficiência. Trata-se de um modelo inovador e que já funciona há mais de 20 anos em países avançados, e o Instituto JNG vem buscando as condições para implementar e adaptar no Brasil. 

Educação Matemática Inclusiva

Léo Akio Yokoyama

..A inclusão pedagógica de estudantes com deficiências é possível? O que fazer com turmas que reúnem alunos com desenvolvimento típico e alunos com alguma deficiência? Como saber se seu filho ou aluno compreende o conceito de número? Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de número? Essa palestra abordará diversos aspectos da educação da matemática inclusiva para as crianças com síndrome de Down e sua dificuldade em aprender conceitos simples, como quantificação de conjuntos até 10 elementos.

Comunicação Alternativa: o que é e como pode auxiliar no desenvolvimento?

Dra. Renata Cosra de Sá Bonnoto

A Comunicação Alternativa pode fornecer uma série de apoios para o desenvolvimento enquanto também colabora para eliminar barreiras de comunicação.  Vamos refletir sobre a CAA e sua aplicabilidade para autonomia e participação social.

A Vida Como Ela É

Paula Mattos Werneck

 Atriz, baterista, auxiliar de biblioteca, jogadora amadora de vôlei (nas horas vagas), vai contar suas experiências sobre seu trabalho, seus hobbies, seus sonhos e desejos.

Autismo e Síndrome de Down

Dra. Raquel Guimarães Del Monde

Graduação em Medicina pela FMRP - USP. Título de Especialista em Pediatria pela AMB-SP.

Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela FCM – Unicamp.Membro do Núcleo Conexão, grupo multidisciplinar de avaliação e intervenção em transtornos de aprendizagem, desenvolvimento e autismo Autora do livro “Na dose certa – o que mais o pediatra tem a dizer”

O que já sabemos sobre a constelação de comportamentos e dificuldades que caracterizam o autismo e como identificar a co-ocorrência dessa condição nas pessoas com Síndrome de Down.

O momento da Notícia

Adicione mais informações sobre este item..

Neste webinar vamos abordar o momento da notícia, assunto tão discutido e tão atual no mundo inteiro, pela importância para o bebê e seu desenvolvimento e para a família como um todo.

Fitoterápicos Para Melhorar O Metabolismo Energético E Alterações Neurobiológicas Na Síndrome de Down: uma abordagem multidirecionada

Dra. Rosa Anna Vacca – Itália

Os principais objetivos científicos de sua pesquisa estão focados na compreensão de como as redes de sinalização celular regulam as funções mitocondriais e na descoberta de novos compostos de origem natural para o desenvolvimento de medicamentos direcionados.

A Saúde Mental e a síndrome de Down, o que precisamos saber desde o nascimento até a vida adulta

Debora Feldman P. Mascarenhas - Psicóloga Clínica, especialização em Psicopedagoga e Mestranda em Diversidade e Inclusão pela UFF com atuação na clínica, em inclusão escolar e no mercado de trabalho

O desenvolvimento emocional é um universo fundamental de todos os seres humanos. A mente pode trazer impasses e ser o grande impulsionador na vida. Vamos conhecer neste Webninário um pouco das questões emocionais que os pais devem estar atentos da infância, na adolescência até a vida adulta de seus filhos.

Apneia do Sono em crianças com Síndrome de Down.

Dra Ana Elisa - Pediatra com área de atuação em Medicina do Sono / Medicina UFMG / Pediatria HC UFMG / Capacitação em Sono Instituto do Sono e Boston Children's Hospital/ Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente UFMG.

Será abordado noções básicas sobre sono, apneia do sono na síndrome de Down e polissonografia.

Potencializando o processo de alfabetização.

Adicione mais informações sobre este item..

Cinthia Azevedo - Fonoaudióloga com experiência em apraxia de fala na infância, formação em síndrome de Down pelo CEPEC/SP.  Letícia Silva - Psicopedagoga e fonoaudióloga especialista em fonoaudiologia educacional, motricidade orofacial.

Discutir o processo de alfabetização, propondo estratégias e materiais que facilitem a aprendizagem, assim como o uso do método MultiGestos no processo de leitura e escrita.

Especificidades metabólicas da pessoa com Síndrome de Down.

Rogério Lima - Biólogo pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Professor na Universidade Estadual de Maringá (2012-2015). Atualmente é professor da Pós-graduação em Síndrome de Down e Administrador do grupo Singularidade Down.

Abordará as principais características metabólicas da pessoa com Síndrome de Down e possibilidades de intervenção para amenizar os impactos negativos no seu desenvolvimento. Também serão discutidos a apneia, hipotireoidismo e doenças autoimunes.

Direito da Pessoa com deficiência.

Gonzalo Lopes, advogado, professor, mestre pela UFRJ, membro da CDPD do Conselho Federal da OAB; delegado da CDPD-OAB/RJ, secretário Geral da OAB Vai a Escola/RJ, coordenador das prerrogativas da OAB/RJ, membro do Fórum UFRJ Acessível e Inclusiva, membro do Comitê Jurídico da FBASD.

Gonzalo abordará cotas no serviço público, cotas nas empresas privadas, a recente decisão do TRT, redução de jornada sem redução de ganhos e dificuldades; Cobertura mínima do plano de saúde; BPC e pensão; Compra de automóveis; Passagens aérea para acompanhante; Estacionamento prioritário e cartão; Passe Livre; Direito Penal: crime de discriminação e injúria qualificada pela deficiência.

O desenvolvimento da fala na síndrome de Down.

Cinthia Azevedo, fonoaudióloga com experiência em Apraxia de Fala na Infância, Formação em síndrome de Down pelo CEPEC/SP, Formação nos métodos Speech-ez e PROMPT (nível 1).

Letícia Silva, Fonoaudióloga especialista em fonoaudiologia educacional e Motricidade Orofacial, Psicopedagoga com experiência em alfabetização de pessoas com deficiência, Formação no método PROMPT (nível I).

Cinthia e Leticia são autoras do método MultiGestos e abordarão alterações anatômicas  da face, bem como questões da audição  e fala da pessoa com síndrome de Down. As fonoaudiólogas tratarão também da compreensão de ordem, e o uso do MultiGestos como estimulação.

Estimulação nas Férias Brincado e Aprendendo

Amanda Prates – formada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Participou do curso de especialização voltado para área de pessoas com deficiência intelectual e motora do Instituto Verás no Rio de Janeiro. Palestrou no Simpósio Internacional de Síndrome de Down em São Paulo e no Congresso Nacional de Síndrome de Down em  Maceió. Atualmente administra o Instagram Ser Diferente é Normal. 

Amanda abordará a importância do brincar na educação infantil e dará dicas de atividades para crianças de diferentes idades, como utilizar materiais simples e acessíveis na construção de brincadeiras educativas,  e  como uma atividade pode se tornar várias outras e ampliar o conhecimento.

Inclusão Escolar de pessoas com deficiêcia

Marinalva Oliveira, Doutora em Psicologia pela USP; Professora de Psicologia da UFF; pesquisadora na área de Desenvolvimento e aprendizagem de crianças com síndrome de Down com base na teoria histórico-cultural (Vigotski) e mãe de Gabriel, 12 anos que tem trissomia do cromossomo 21. Marinalva abordará o conceito de educação inclusiva e os procedimentos educacionais para favorecer a inclusão de alunos (as) no processo de ensino aprendizagem; elucidar sobre o papel do (a) professor (a) e do (a) mediador (a) escolar; flexibilização e adaptações curriculares; avaliação da aprendizagem; Sala de recursos e possíveis caminhos a serem seguidos que podem favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos (as) alunos (as).

Cuidados da Saúde da Criança com síndrome de Down

A Dra Ana Claudia Brandão, do Ambulatório para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down do Hospital Israelita Albert Einstein, fará uma palestra on-line e gratuita onde serão abordados cuidados gerais e específicos da saúde da criança com síndrome de Down. Dentre os tópicos em questão estão os exames e avaliações importantes ainda na maternidade e ao longo da infância, principalmente questões visuais, auditivas, da tireoide e do sono.

 

Please reload

Todo conteúdo disponibilizado é protegido por direitos autorais.

As opiniões, conselhos e informações expressas ou transmitidas em webinars não indicam nem refletem necessariamente as do Chat21, que se isenta expressamente de toda e qualquer responsabilidade que possa vir a surgir delas.

Os webinars não substituem o acompanhamento periódico com médicos e demais profissionais da saúde.