Recebeu o diagnóstico da T21?
Aqui nesta página temos algumas informações para você!
Se você quiser conhecer outras famílias que também tem filhos com síndrome de Down, clique no botão abaixo, faça o cadastro e clique no link do grupo para o Whatsapp .
Aqui você pode assistir 3 vídeos que fazem parte do nosso curso Acolhendo a T21. Além de 10 vídeos sobre o momento do diagnóstico com a Dra. Ana Claudia Brandão, também abordamos vários assuntos relacionados à trissomia do cromossomo 21. O curso é online assíncrono e trás informações valiosas para pais e familiares de crianças com T21.
Clique aqui para mais informações do curso em outra janela, para você não deixar de ver o conteúdo que separamos com muito carinho para você logo abaixo do vídeo.
Separamos o conteúdo que se encontra abaixo dos vídeos, para você com muito carinho.
Não deixe de olhar, ele pode ser bastante esclarecedor.
Antes de tudo... PARABÉNS PELO SEU BEBÊ!
Antes de tudo... PARABÉNS PELO SEU BEBÊ!
2-O que é T21 e como ela ocorre_2 (1)
Seu bebê com T21
video apresentação turma 2 (1)
A gestação e o nascimento de uma criança são momentos muito delicados.
Quando o diagnóstico da Síndrome de Down vem associado a esses eventos é importante que as famílias busquem contatos e informações seguras e atualizadas.
Na maioria das vezes o conhecimento limitado e desatualizado sobre a síndrome de Down traz à tona esteriótipos baseados em incapacidade e dependência o que resulta em muita angústia e medo por parte dos pais e familiares, então aqui vão algumas dicas, sites e vídeos que podem ajudar neste primeiro momento:
-
Busque informação em fontes que sejam seguras e atualizadas. O site do Movimento Down é uma excelente referência, lá você encontra vídeos sobre estimulação precoce, cartilhas informativas e dentre muitas outras informações.
-
Respeite suas dificuldades e dê tempo ao tempo.
-
Foque em questões e situações reais que se apresentem. Não se preocupe com um problema que talvez nunca existirá. Seja objetivo.
-
Cada criança apresenta questões e demandas particulares. Nenhuma questão de saúde ou desenvolvimento é única e exclusiva das pessoas com síndrome de Down.
-
Algumas situações são mais frequentes nas pessoas com T21. As diretrizes do ministério da saúde para os cuidados da pessoa com síndrome de Down existem para dar respaldo e guiar tanto os médicos quanto as famílias.
-
Lembre-se: você não é o único que tem filho com a trissomia do cromossomo 21, ou seja, você não está sozinho.
-
Conheça outra famílias, troque experiências, faça parte de uma rede. Você pode acessar o Pronto Atendimento do CHAT21, lá você terá contato com outros pais que já tiveram os diagnóstico de síndrome de Down de seus filhos. eles vão poder te ouvir, orientar e depois de transferir para o CHAT21 do estado em que você morara para que você tenha acesso a uma rede de famílias na sua localidade.
-
Curta seu bebê. Esse tempo não voltará!
-
Baixe a cartilha Vivas Para o Bebê - Guia para mães e pais de crianças com síndrome de Down. Esta cartilha também disponível no site do Movimento Down juntamente com outros materiais como caderneta de saúde e curvas de crescimento.
Alguns vídeos do CHAT21 que podem ser úteis neste momento: